Três custos envolvidos na compra de um imóvel.
Para comprar um imóvel é necessário que haja uma organização financeira, pois além do valor do imóvel, alguns impostos são cobrados para realizar a transferência.
Este artigo lista os custos extras que você terá na hora de realizar o seu sonho da casa própria.
01 – Já ouviu falar no ITBI?
• ITBI (Imposto de transmissão de bens imóveis), é um tributo municipal obrigatório e cobrado pelas prefeituras da cidade onde o imóvel está localizado e é de responsabilidade do comprador do imóvel.
• O cálculo deste imposto é feito de acordo com o valor venal do imóvel. Para saber o valor venal do seu imóvel, basta consultar o carnê do IPTU. Mas vale ressaltar que este valor pode alternar entre os municípios, por conta da alíquota que pode chegar a 3% ou também diminuir, de acordo com a negociação realizada.
• Em algumas prefeituras é possível parcelar o valor.
02 – Escritura pública
• A Escritura Pública é um documento feito em cartório. Ela é utilizada para comprovar a venda de um imóvel, para quem comprar seu imóvel à vista.
• Na escritura constam as informações do antigo e do novo proprietário do imóvel.
• Para ter valor judicial, precisa ser registrado no Cartório de Notas.
• Em casos em que o imóvel é financiado, o documento emitido pelo banco equivale à Escritura Pública.
03 – Registro do imóvel
• Após pagar o ITBI e a Escritura Pública (se for o seu caso), é necessário que você registre o imóvel em seu nome, por meio desse documento feito no Cartório de Registro de Imóveis.
• O valor é tabelado e varia de acordo com o valor do imóvel e também do estado em que se localiza.
• Lembre-se: “Só é dono, quem registra!”